sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O homem e o trabalho


Acho engraçada a maneira como as pessoas encaram o trabalho. Antes de começar a trabalhar tinha a certeza de que quando começasse minha vida social estaria acabada, que estaria inciando-se uma vida de sofrimento e que o salário - único benefício do trabalho - faria tudo valer a pena.

Foi então que, há um ano, atrás quando comecei a trabalhar percebi que minha vida social não estava acabada, - um pouco reduzida, mas não acabada - que trabalhar não me gerava qualquer tipo de sofrimento e que o salário era apenas um dos tantos benefícios do trabalho.

Por incrível que pareça muita gente encara o trabalho assim. Chega no domingo já bate aquela tristeza e conta os dias para chegar sexta-feira (#TGIt'sFriday), lembra do ônibus cheio que vai pegar, acha que está muito frio ou muito calor para sair na rua, acha que os colegas de trabalho o perseguem e que as festas do trabalho são um porre. É muito sofrimento para uma pessoa só. 

É normal às vezes sentir-se cansado, não estar disposto todos os dias, acordar com ressaca e com vontade de faltar no serviço, querer estrangular o chefe e os colegas de trabalho; mas SÓ às vezes. 

O trabalho ocupa a mente por uma parte do dia e isso faz um bem tremendo, sentir-se útil e responsável por alguma coisa é uma sensação única. Poder comprar o que quer, quando quer e como quer  com o seu salário é uma sensação mais única ainda.

"Eu não faço o que gosto no trabalho". Então, aprenda a gostar do que faz. Nenhuma atividade é 100% prazerosa e tem uma remuneração incrível, não se iluda. Tudo vai depender da maneira como é encarado: sofrimento ou ocupação do tempo. Sucesso é dormir e acordar e nesse meio tempo fazer o que gosta ou gostar do que faz. 

Isso não significa que a vida deva ser só trabalho, quando se diz  ocupação de tempo, sequer dizer 6 à 8 horas diárias com uma hora de almoço, como prevê a lei. Tomem nota: homem que muito trabalha é porque não tem motivos para voltar pra casa. Excesso de trabalho é sempre uma fuga. 

Considerando que você passa maior parte do seu dia no trabalho ou você torna prazeroso ou faz jus ao que o mundo todo pensa sobre trabalho.

0 comentários: