terça-feira, 11 de agosto de 2009

Ela comenta: Lei Antifumo


Nessa última sexta-feira, 07, entrou em vigor em São Paulo a lei antifumo , que proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos e afins em áreas comuns.

Isso significa que antes dessa lei, todos nós seres saudáveis e não fumantes inalávamos uma quantidade considerável de fumaça preta todos os dias, em todos os lugares, produzida por fumantes egoístas.

Existem certas leis que todo mundo fica feliz à beça quando são aprovadas, ficam com aquela sensação de que o governo está fazendo alguma coisa, de que está valendo a pena o imposto altíssimo descontado do salário ao fim do mês.
Está para nascer o dia em que o imposto recolhido terá 100% de retorno em investimentos para a sociedade, fica a dica.

A lei dos caixas preferenciais só entrou em vigor em 1995 e a de acessibilidade em maio de 2007, isto é: todas as pessoas nessas condições que viveram essas situações anteriores a essas datas, tiveram que pegar filas sem qualquer preferência, grávida ou não, deficiente físico ou não e os cadeirantes tiveram de se contentar em ficar em casa, porque mobilidade era um luxo.

Não lhe parecem leis óbvias que deveriam existir desde que existe homem e sociedade?
Por burocracia e falta de iniciativa do governo, estamos comemorando hoje o poder trabalhar, o poder ir e vir, o poder comer num ambiente sem fumaça. Sinto em dizer, mas não considero uma vitória e sim uma medida extremamente atrasada. Como diria o velho ditado, antes tarde do que nunca.

3 comentários:

Danilo B. disse...

Quando é que decidiram que a fumaça do cigarro causa menos mal que a fumaça dos carros, caminhões e ônibus? Quando é que decidiram que a fumaça produzida pelas indústrias são mais saudáveis?

Qual a diferença de vc inalar a fumaça do meu cigarro e eu inalar a fumaça do seu carro?

Quem decidiu que portadores de rinite, só pq são minoria, não podem ser beneficiados com uma lei que proíbe, por exemplo, perfumes em ônibus, trens e metrôs? Pq eles são obrigadas a suportar cheiros fortes e vc não pode sentir cheiro de cigarro?

Já sei, pq vc não tem rinite, pq vc faz parte da maioria e está cagando e andando para a minoria.

A fumaça "passiva" dos carros mata muito mais e causa muito mais doenças do que a fumaça do cigarro, pode pesquisar.

Alimentos gordurosos também matam, e o cheiro de fritura também não é gostoso de sentir.

ENTÃO POR QUE NÃO PROÍBEM TUDO O QUE É PREJUDICIAL DE ALGUMA FORMA PARA, QUE SEJA, MEIA DÚZIA DE PESSOAS?

Existe grau para egoísmo? Eu sou menos egoísta se eu deixar de salvar um velho para salvar vinte jovens? E se este velho for seu pai e os jovens forem assassinos fugitivos da cadeia? Quem decide quem merece mais e quem merece menos? A maioria? O José Serra?

Criticar o egoísmo é uma maneira hipócrita de justificar o próprio seu egoísmo. E a sua liberdade sempre começa onde termina a minha.

Renata Fontanetto. disse...

Sou vítima da fumaça assassina do cigarro!
Pessoas queridas fumam, então não tenho outra escolha a não ser me afastar =/

Sou totalmente a favor dessa lei. E como você disse: "Antes tarde do que nunca né?" ¬¬

Enfim... queria te contar: Comecei na faculdade!

Beijos Amanda :)
Boa semana!

Elisandra disse...

Eu que o diga!!
Ainda continuo sendo uma fumante passiva...

Bjks florrr AdOrO seus comenti...