segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Nessa guerra não tem santo



Não é de hoje que as emissoras Record e Globo travaram uma briga por audiência e disputa de credibilidade da concorrente. A Globo durante muitos anos tem sido líder absoluta da audiência, sua novelas davam quase 50 pontos de média de audiência nas estréias e capítulos finais e o Fantástico reinava absoluto (à la Stephany) aos domingos.

Mas o quadro tem sido outro durante esse ano, a Record tem balançado a liderança, lançou um portal na Internet de nome R7, (super criativo, já que o da Globo é G1) que com um mês de lançamento já superou muitos sites antigos de notícias, lançou novelas como Mutantes e Betty, a Feia que quer gostemos ou não, muita gente assiste e quebrou ainda mais as pernas da Globo, ao ver que o reality show da concorrente que já está indo para a 10ª edição não andava muito bem, aproveitou-se e lançou A Fazenda, com celebridades desconhecidas (?), mas que renderam muito mais brigas do que todos aqueles anônimos do Big Brother juntos.

Começaram as acusações.

Globo acusou a Record, que é de propriedade do bispo Edir Macedo, de extorquir dinheiro dos fiéis da Universal do Reino de Deus e de lavagem de dinheiro. “Ou dá ou desce”, foi isso que o bispo disse aos jovens pastores, os ensinando a cobrar o dízimo dos fiéis. A Globo passou esse vídeo diversas vezes.
Quem é que duvida que isso sempre aconteceu?
Afinal, uma coisa que não entra na minha cabeça até hoje é como uma pessoa possui uma emissora de televisão, uma igreja e é bispo ao mesmo tempo. São coisas no mínimo incompatíveis.
Assim como nós, a Globo sabe disso há muito tempo, mas só decidiu denunciar agora. Será que alguém sabe por quê?

Record acusa Globo de ter conta fraudulenta no exterior, de manipulação da população.
Para se erguer e entrar no padrão de qualidade de emissoras estrangeiras, a Globo usou capital estrangeiro para montar sua estrutura, o que era ilegal na época. A Globo construiu seu império em cima de manipulação da mente das pessoas, ensinou em que devíamos votar, que tipo de comportamento devíamos ter, quem deveríamos condenar e quem deveríamos absolver. A Globo deu vazão a traição, aos maus costumes, ao preconceito.
A fim de mais um ataque à Record e proteção da religião a qual seus donos sempre seguiram e que assim como a audiência da emissora também vem perdendo adeptos, a Globo passou a ridicularizar todos os evangélicos em suas novelas, sempre personagens loucos, que roubam dinheiro do povo pobre e que por trás de toda a santidade possuem desejos incontroláveis. Generalização.

Não tem santo de lado nenhum, dos dois lados tem sujeira, muita sujeira. No entanto, eu gosto muito de ver a Globo sendo desbancada e sua credibilidade sendo colocada em dúvida pela primeira vez em um âmbito maior.

Nossa população é formada por pessoas que elegeram um presidente semi-analfabeto por causa de uma bolsa de trinta reais mensais recebida por filho. Uma população frágil e suscetível à manipulação. Minha esperança é de que a internet continue crescendo de forma desenfreada e que continue sendo essa terra de ninguém, onde todo mundo tem acesso a tudo e expõe opiniões a todo o momento.


Para conhecer em detalhes as manipulações da Globo, assista “Muito além do Cidadão Kane”, documentário que a Globo conseguiu na justiça que a circulação fosse proibida, mas tem no youtube (mais um ponto para a Internet \o/).
Para conhecer em detalhes a extorsão de dinheiro da Universal, tenha o mínimo de senso crítico e vá a qualquer sede da igreja.

3 comentários:

Renata Fontanetto. disse...

adorei a foto. demais.

Eu queria que eles tivessem esse fervor quando fosse pra fazer um jornalismo decente. isso pra mim não é jornalismo e me deixa tão profundamente triste. prefiro simplesmente não assistir, pois é perda de tempo.

Mas enfim, não vai terminar hoje nem amanhã ¬¬

beijos menina! :)

Fee disse...

Eu sei .. eu seii ...
Você sempre fala para eu não ficar comentando sem ler .. ou se não ler nem comentar...Mass fazia tanto tempo que eu não passava por aqui .. layout novo .. cara nova .. e o vleho tcc... Enfim, conclusão, diagnóstico: não li ... to com preguiça .. um mega sono ... mas o que vale é a intenção ...

beijO Di..

Bianca Barreto disse...

Oi, Amanda!

Como vai? De repente, buscando template para meu Blog, vi um comentário seu, cliquei. E... surpresa! Você também escreve, e gosta desta atividade.

Bom, sou poetisa e estou em processo de organização de template então, o que será mais interessante será a leitura por enqunato. rsrs

Dá uma clicada lá, espero que goste!! Se gostar, pode divulgar. O mesmo farei com o teu.

Abraço,

Vossa Poetisa.